quarta-feira, 6 de dezembro de 2017

Vereadores-mirins de Cruzeta visitam Memorial Legislativo

A estudante Ana Valéria da Silva, 15, atravessou apressada os corredores do Memorial Legislativo com seu smartphone empunhado para registrar uma parte do acervo, quando foi abordada para falar sobre a visita guiada. Vereadora-mirim do município de Cruzeta, a jovem traz um discurso entusiasmado sobre o contato com a política como forma de crescimento cidadão.

“Foi um ano de extraordinário aprendizado. Pessoalmente, destaco dois requerimentos que nosso mandato apresentou ao Executivo, sendo um deles sobre a promoção de oficinas culturais para engajar a comunidade”, destacou a vereadora-mirim.

Assim como o Parlamento Jovem, da Assembleia Legislativa, a vereança mirim em Cruzeta busca a formação de novos cidadãos através da política. O mandato de vereador, de um ano, está sendo encerrado com uma visita aos poderes.

Para o presidente da Assembleia Legislativa, Ezequiel Ferreira de Souza (PSDB), a iniciativa de Cruzeta e da Assembleia Legislativa deve ser expandida.

“São exemplos como o desses meninos que nos convencem que o aprimoramento que buscamos em nossa sociedade e que ocupa a pauta das discussões podem vir por projetos como esses. A política é essencial à atividade humana”, destacou o presidente da Assembleia Legislativa.

Presente ao encontro, o prefeito José Sally (PSD), reforçou o apoio que a Assembleia Legislativa tem dado a iniciativas como essas, além de pontuar o esforço pessoal do deputado Ezequiel Ferreira em ações como a destinação de emenda parlamentar para compra de ambulância, além dos veículos de assistência hospitalar que estão estão sendo adquiridos pela Casa para serem doados aos municípios.

Presidente da Câmara de Vereadores de Cruzeta, Mônica Medeiros (PSDB), explicou que o projeto de vereadores-mirins permite que os jovens tenham mais participação na vida política da cidade.


“Eles, inclusive, desempenham mandato próprio com atribuições peculiares ao Poder Legislativo. Isso é algo que deve ser encorajado”, defendeu a presidente da Câmara de Vereadores de Cruzeta.

Nenhum comentário:

Postar um comentário