quarta-feira, 8 de março de 2017

Lugar de mulher é no 19º Rally RN 1500!

Elas ainda são minoria, mas já conquistaram o respeito e a admiração de companheiros de trilhas. As mulheres marcarão presença no 19º Rally RN 1500, deixando a prova ainda mais competitiva e emocinante, mostrando de lugar de mulher é onde ela quiser, mas se for no rali, ainda melhor. A navegadora Joseane Koerich, na categoria Carros, e a piloto Moara Sacilotti, na Motos, entre outras, são dois exemplos de  mulheres que meteram as caras e invadiram o mundo prediminante masculino. Com competência e sem medo de cara feia, espantaram a estereótipo de "Penélope Charmosa", entrando para vencer as provas e o preconceito.

Aos 47 anos, 17 deles dedicados ao rali, a catarinense de Florianópolis Joseane Koerich já conseguiu, na prática, mostrar que não está de brincadeira. Afinal, acumula três titulos do Rally Internacional dos Sertões, um Brasileiro de Rally Cross Country e um do RN 1500 no geral. "Os resultados mostram que podemos andar de igualdade de condições e que diminuiu a desconfiança. No começo, sentia que quando eu errava uma coisa que todos erravam, era mais cobrada", explica.


O fato de ser mulher não alivia em nada durante as provas.  Para poder competir em igualdade, ela precisa estar sempre bem fisicamente. "Tenho de ter um preparo ainda mais forte, pois, se tiver de trocar pneu, por exemplo, terei de ajudar o piloto, em um trabalho de equipe, como qualquer navegador homem", diz. "Mas ressalto que fui bem recebida no mundo off-road, sempre respeitada e que fiz grandes amigos, tendo navegado para vários pilotos", explica a navegadora.

Nenhum comentário:

Postar um comentário