segunda-feira, 30 de maio de 2022

Profissionais da comunicação visitam a Área de Proteção Ambiental dos Recifes de Corais

 


Logo nas primeiras horas da manhã deste domingo (29), uma equipe de profissionais da comunicação potiguar se dirigiu à Área de Proteção Ambiental dos Recifes de Corais (APARC) para um passeio, preparado pelo Instituto de Desenvolvimento Sustentável e Meio Ambiente – Idema. O objetivo foi apresentar a programação da Semana Estadual do Meio Ambiente – SEMA 2022, que traz como tema “Uma Só Terra”, e conhecer as ações da APARC.

 

Como primeira atividade do dia, o grupo realizou um passeio aos Parrachos de Maracajaú, com direito a banho de mar e mergulho com snorkel, onde puderam apreciar as belezas naturais do ambiente marinho e aprender mais sobre a importância da preservação dos corais. Por volta das 11h, o grupo retornou à praia e desfrutou de um almoço no Parrachos Praia Club. Logo após, a equipe seguiu para o Ecoposto da Área de Proteção para conhecer a Unidade Administrativa do Idema.


Ao chegarem às instalações da sede administrativa do Idema, o grupo visitou a nova estrutura que abriga inúmeras informações e recursos audiovisuais sobre os corais do Litoral Norte do RN: o Museu dos Corais. O equipamento é uma iniciativa da Universidade Federal do Rio Grande do Norte (UFRN) em parceria com o Idema, através de recursos financeiros do Instituto Serrapilheira, a primeira instituição privada sem fins lucrativos de fomento à ciência no Brasil.

 

Dentre algumas ações que acontecem na APARC, a gestão estadual realiza o monitoramento do peixe-leão, remoção do coral-sol e, também, acompanha o branqueamento dos corais.


Durante a visita, o diretor-geral do Idema, Leon Aguiar, explicou a respeito do trabalho desenvolvido nas Unidades de Conservação, e os jornalistas puderam receber o Passaporte das Unidades de Conservação Estaduais, administradas pelo Instituto Ambiental. O Passaporte é para que todos possam carimbar no papel e na memória as visitas nas áreas protegidas geridas pelo Governo do RN, por meio do Idema. A peça foi distribuída em alguns pontos turísticos (Cajueiro de Pirangi, Parque das Dunas, APA Recifes de Corais, APA Jenipabu, entre outros) e é mais um incentivo ao turismo sustentável.

 

“Hoje temos uma grande oportunidade de apresentar nosso trabalho aos jornalistas que tanto se empenham para divulgar o trabalho que fazemos em prol do meio ambiente e fomentar o turismo sustentável. A Conservação da Natureza precisa ter um grande alcance, e quanto mais pessoas conhecem áreas como a APARC, mais aprendem a cuidar da nossa Casa-Comum”, disse o diretor Leon Aguiar.


O Idema foi representado pelo diretor-geral do Idema, Leon Aguiar; pelo coordenador do Núcleo de Gestão de Unidades de Conservação (Nuc), Rafael Laia; pelos supervisores do Núcleo de Planejamento, Gestão e Inovação do Idema, Wanessa Dunga e Ilton Soares; pela Assessora de Comunicação, Dannyelle Nunes, pelas jornalistas Iwska Isadora e Celly Maia, e pela publicitária, Anadelly Fernandes.

 

Dentre os profissionais convidados que participaram da programação do domingo estiveram: Carlos Dhaniel, Sara Cardoso, Renata Costa, Rodrigo Loureiro, Simone Silva, Riane Brito, Ilana Albuquerque, Pedro Trindade, João Aureliano, dentre outros.

 

O Idema contou com o apoio da Secretaria de Turismo, por meio da Emprotur, para o deslocamento do grupo ao local. Os profissionais receberam um PressKit contendo protetores solar da Bioderma, doados pela consultora Juliana Gesteira, um chapéu da Campanha “Visite o Rio Grande do Norte”, disponibilizados pela Secretaria de Turismo (Setur), um Passaporte das UC’s Estaduais, Cartões-postais, Revista “Desenvolver com Sustentabilidade”, produzida pela equipe de Comunicação do Idema, além de brindes com a marca da Semana Estadual do Meio Ambiente (SEMA-2022), como garrafinha, bloco de notas e camiseta.

Nenhum comentário:

Postar um comentário